RSS

Disco de Ouro

Disco de Ouro-As certificações por vendas de gravação musical formam um sistema de certificação (também considerado com uma premiação) dado a uma gravação pela venda de certa quantidade de suas cópias. Quase todos os países seguem variações das categorias definidas pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que são nomeadas disco de ouro, disco de platina e disco de diamante (disco de prata também é usado em alguns países). O número de vendas necessárias para tais certificações pode variar de acordo com a população do território onde a gravação foi lançada. De forma geral são fornecidas certificações individuais em cada país onde a gravação foi vendida. Além disso, diferentes níveis de vendas podem existir para diferentes tipos de mídias, como álbuns, compactos (ou singles), videoclipes e DVDs.


O original prémio recorde de ouro (disco de ouro) era dado aos artistas por suas gravadoras para divulgar a conquista de 1.000.000 de cópias vendidas. O primeiro destes prémios foi dado pela RCA para Glenn Miller em fevereiro de 1942, comemorando as vendas de 1.200.000 cópias de "Chattanooga Choo Choo".

Outro exemplo de um prémio da empresa é o disco de ouro concedido a Elvis Presley em 1956 para 1.000.000 de vendas do single "Don't Be Cruel". O primeiro disco de ouro por um LP foi dado pela RCA a Harry Belafonte em 1957 para o álbum Calypso (de 1956), o primeiro álbum a vender mais de 1.000.000 cópias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

free counters