RSS

Cher

Cher  nascida como Cherilyn Sarkisian em 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, apresentadora, diretora e produtora cinematográfica e musical dos Estados Unidos. Apelidada de "Deusa do Pop", ela ganhou um Oscar, um Grammy, um Emmy, três Globos de Ouro e um prêmio do Festival de Cannes, entre outros, por seu trabalho no cinema, na música e na televisão. Ela é a única pessoa na história a receber todos esses prêmios. Nascida em El Centro, Califórnia, Cher se mudou para Los Angeles aos 16 anos e começou sua carreira como vocal de apoio nas gravações do produtor Phil Spector. Mais tarde, ganhou destaque como parte da dupla de pop rock Sonny & Cher, com o sucesso da canção "I Got You Babe", em 1965. Posteriormente, em 1971, estabeleceu-se como artista solo e tornou-se uma estrela de televisão com o The Sonny & Cher Comedy Hour, um programa de variedades pelo qual ela ganhou um Globo de Ouro.
 Um bem recebido desempenho no filme Silkwood (br: Silkwood - O Retrato de uma Coragem; pt: Reacção em Cadeia) rendeu-lhe uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, em 1984. Nos anos seguintes, Cher atuou em uma série de filmes de sucesso, incluindo Mask (br: Marcas do Destino; pt: Máscara), The Witches of Eastwick (br/pt: As Bruxas de Eastwick) e Moonstruck (br: Feitiço da Lua; pt: O Feitiço da Lua), pelo qual ela ganhou o Oscar de melhor atriz em 1988.
Ao longo de uma carreira de cinco décadas, Cher vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo, o que a faz uma das artistas mais bem-sucedidas de todos os tempos. Ela é a única artista a alcançar o primeiro lugar nas paradas da Billboard em cada uma das últimas seis décadas. Seu hit dance "Believe" é a gravação mais vendida de sua carreira e foi o single mais vendido de 1999, com mais de 11 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Ela possui o recorde de maior extensão de tempo de hits n° 1 no Hot 100, com 33 anos entre o lançamento do seu primeiro e do seu mais recente single no topo da parada, em 1965 e 1999, e é a mulher mais velha (aos 52 anos) a ter uma canção em primeiro lugar no gráfico da Billboard. Entre seus sucessos musicais, destacam-se "All I Really Want to Do", "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", "Gypsys, Tramps & Thieves", "The Way of Love", "Half-Breed", "Dark Lady", "Take Me Home", "I Found Someone", "We All Sleep Alone", "After All", "If I Could Turn Back Time", "Just Like Jesse James", "The Shoop Shoop Song (It's in His Kiss)", "Walking in Memphis", "Strong Enough" e "Song for the Lonely". Cher encerrou a Living Proof: The Farewell Tour em 2005 como a turnê mais bem-sucedida da história por uma cantora solo. Em 2008, ela assinou um contrato de 60 milhões de dólares com o Caesars Palace, em Las Vegas, para fazer uma série de shows intitulada Cher at the Colosseum, que durou até fevereiro de 2011. Cher também é conhecida por sua voz grave, classificada como contralto.
Cher encontrou sucesso na televisão mais uma vez com o especial da NBC Cher: The Farewell Tour, gravado nos dias 7 e 8 de novembro de 2002 no American Airlines Arena em Miami e exibido em abril de 2003, atraindo 17 milhões de espectadores. O registro lhe rendeu um Emmy de melhor especial de variedades, música ou comédia. Mais tarde, em 2003, ela lançou o álbum Live: The Farewell Tour, uma coleção de faixas ao vivo retiradas da turnê. Ela também foi vista, como ela mesma, na comédia Stuck on You (br: Ligado em Você; pt: Agarrado a Ti; 2003), com Matt Damon e Greg Kinnear. Ela parodiou sua própria imagem no filme, aparecendo na cama com um namorado de colegial (Frankie Muniz). Ainda em 2003, Cher gravou um dueto da canção "Bewitched, Bothered and Bewildered" com o cantor Rod Stewart para seu álbum As Time Goes By: The Great American Songbook 2.Em 2004, Cher recebeu uma indicação ao Grammy de melhor gravação dance por sua canção "Love One Another". Ela encerrou a Farewell Tour no Hollywood Bowl, em abril de 2005, como a turnê mais bem-sucedida da história por uma cantora solo, ganhando uma entrada no Guinness Book of World Records.
 Nome completo     Cher
Apelido     Deusa do Pop
Nascimento     20 de maio de 1946 (65 anos)
Local de nascimento     El Centro, Califórnia
 Estados Unidos
Gêneros     Pop, rock, folk, disco, dance
Ocupação     Cantora, atriz
Instrumentos     Vocal
Extensão vocal     Contralto
Período em atividade     1963–presente
Outras ocupações     Modelo, apresentadora de televisão, produtora musical e cinematográfica, diretora de cinema, desenhista de moda, empresária, filantropa
Gravadora(s)     Warner Bros., WEA, Geffen, Columbia, Casablanca, MCA, Kapp, Atco, Imperial
Afiliações     Sonny & Cher, Sonny Bono, Gregg Allman, Black Rose
Influência(s)     Bob Dylan, The Beatles, Elvis Presley, Engelbert Humperdinck, Lulu, Patsy Cline, Petula Clark, Sandie Shaw, The Shirelles, The Supremes
Página oficial     cher.com




              

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

free counters