RSS

Sade

Sade é uma banda britânica muito popular tanto na Europa quanto nos Estados Unidos durante os anos 80 e primeiros 90. Além da vocalista principal Sade Adu, o grupo é composto por Stuart Matthewman (guitarra e saxofone), Paul Denman (baixo), Andrew Hale (teclado) e Paul Cook (bateria).
O Sade ganhou um Grammy com Lovers Rock na categoria "Melhor Álbum Pop" em 2002.
A banda Sade foi formada em 1982, quando os membros de uma banda de soul latim Pride (Sade Adu, Stuart Matthewman, e Paul Spencer Denman, juntamente com Paul Anthony Cook) formaram um grupo dissidente e começou a escrever seu próprio material. Em 1983, Andrew Hale entrou na banda, embora Cook deixou em 1984. Sade, nomeada em homenagem a vocalista, fez a sua estréia em Dezembro de 1982 no clube Ronnie Scott's em Londres, em apoio da Pride. Em maio de 1983, a banda fez seu primeiro show nos estados Unidos na Danceteria Club, em Nova York. Sade recebeu mais atenção da mídia e das gravadoras do que o Pride e finalmente separaram-se. Em 18 de Outubro de 1983, a banda assinou com a Portrait Records. Todos os álbuns de Sade foram liberados através deste rótulo até ser absorvida pela gravadora Epic Records em 1986.
Em 25 de Fevereiro de 1984, Sade lançou seu primeiro single "Your Love Is King". Seu álbum de estréia Diamond Life foi lançado em 28 de julho de 1984 no Reino Unido, onde chegou a 2º lugar e mais tarde recebeu quatro certificados de platina pelo BPI. A banda embarcou em sua primeira grande turnê pelo Reino Unido, agravado por Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Terry Bailey (trompete) e Matthewman Gordon (trombone). Em 8 de Dezembro de 1984, a banda lançou seu primeiro single nos Estados Unidos "Hang on to Your Love", do álbum Diamond Life, em 23 de fevereiro de 1985. Também em 1985, Sade BPI ganhou um BPI "Brit Award" de "Melhor Álbum". Um terceiro single, "Smooth Operator", foi lançado do álbum com um vídeo dirigido por Julian Temple. Este foi indicado para dois MTV Video Music Awards, nas categorias de "Melhor Vídeo Feminino" E "Melhor Artista Revelação".
Em 13 de julho de 1985 Sade se apresentou no Live Aid no Wembley Stadium, em Londres. Sade Adu se tornou a única artista descendente de africanos a aparecer em frente ao auditório de 75.000 pessoas e uma audiência televisiva estimada mundial de 1,4 bilhões em 170 países.
Em 16 de novembro de 1985, Sade lançou o segundo álbum Promise no Reino Unido (lançado em os em 21 de Dezembro de 1985 nos EUA). O álbum atingiu o nº 1 no Reino Unido e recebeu certificado de platina duplo pelo BPI. Em 1986, Sade Adu ganhou um Grammy de Melhor Artista Revelação.
No final de 1985-86 Sade passou sua primeira turnê mundial para promover o cd Promise. Aumentando a banda estava Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Gordon Matthewman (trompete), Jake Jacas (trombone e backing vocals), Leroy Osbourne (vocais) e Gordon Hunte (guitarra). Em 28 de Junho de 1986, a banda se apresentou no Artists Against Apartheid Concert no Festival da Liberdade em Clapham Common, em Londres.
Em 1987, a banda foi indicada a um Grammy de Melhor Álbum R & B por um Duo ou Grupo de R & Bcom o cd Promise.
Em 14 de maio de 1988, Sade lançou seu terceiro álbum Stronger Than Pride no Reino Unido (nos EUA lançado em 4 de Junho de 1988). O álbum chegou ao nº 3, no Reino Unido e recebeu certificado platina pelo BPI. Ele foi precedido pelo single "Paradise", que entrou no Top 30 do Reino Unido (e no Top 20 os EUA). A banda excursionou por todo o mundo novamente, junto com Blair Cunningham (bateria), Ditcham Martin (percussão), Leroy Osbourne (vocal), Gordon Hunte (guitarra), James McMillan (trompete) e Jake Jacas (trombone e voz).

Em 1989, Sade Adu foi indicado a um American Music Award na categoria de Melhor Cantora Feminina de Soul/ R & B.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

free counters