RSS

Chaka Khan

Chaka Khan (Chicago, 23 de março de 1953) é o pseudônimo da cantora norte-americana Yvette Marie Stevens.
Khan chamou atenção do mundo da música pela primeira vez como cantora, na banda funk Rufus, em meados dos anos 70. Com a ajuda de Stevie Wonder, despontou nas paradas de sucesso pop e R&B em 1974, com a canção "Tell Me Something Good".
Em 1978 teve grande sucesso interpretando "I'm Every Woman", canção disco composta pela dupla Ashford & Simpson. Outras músicas de sucesso incluem "Do you love what you feel" (1979) e "Feel for you" (1984).
A carreira de Chaka Khan tem sido irregular em termos de vendagem de discos, porém ela tem continuado a gravar, e sua marca como ícone da música negra norte-americana, especialmente do soul, é indiscutível. Sua versatilidade inclui ainda trabalhos nos gêneros disco', hip hop, jazz, R&B e funk.
Em 1998, Khan assinou um contrato com a gravadora de Prince e Registros NPG emitido Come 2 My House, seguido pelo single "Não fale 2 Strangers", um cover de uma música do Prince de 1996. Khan depois saiu em turnê com o príncipe como um ato de co-headliner.

Em 2000, Khan partiram NPG e em 2004 lançou seu primeiro álbum de covers jazz em vinte e dois anos com 2004 de ClassiKhan. Ela também abrangidos "Little Wing" com Kenny Olson sobre o Poder álbum Soul: A Tribute to Jimi Hendrix. Três anos mais tarde, depois de assinar com a gravadora Borgonha, Khan lançou o que muitos críticos chamado de "álbum de retorno", com Funk This, produzido por Jimmy Jam e Terry Lewis,O álbum contou com o hit, "Angel", e Mary J. Blige dueto, "desrespeitoso". A pista esta foi a número um na parada de singles de dança dos EUA, vencendo os cantores um Grammy Award, enquanto Funk Isso também ganhou um Grammy de Melhor Álbum de R & B. O álbum foi marcado por covers de Khan de "Fool Foolish" Dee Dee Warwick e Príncipe "Sign o 'the Times". Em 2008, Khan participou da adaptação da Broadway de A Cor Púrpura jogando Sra. Sofia de Celie Fantasia Barrino.
Em uma entrevista de 2008 Khan disse que, ao contrário de outros artistas, sentiu-se muito otimista com as mudanças em curso na indústria fonográfica, incluindo download de música. "Estou contente coisas estão mudando e os artistas - e não etiquetas -. Estão tendo mais controle sobre sua arte Minha empresa anterior recorde grande (Warner Music) tem abóbadas de minhas gravações que não viram a luz do dia que as pessoas precisam ouvir . Isto inclui gravação original de Robert Palmer de "Addicted to Love" -. que levou a minha voz off de Estamos trabalhando para conseguir isso (e outras faixas) tudo de volta agora "
Em 2009, Khan pegar a estrada com os cantores Lulu Anastacia e para Here Come The Girls. Em 2010, Khan contribuiu para os vocais de "Soul Survivor" Beverley Knight, colaborou com Clay Aiken em uma canção para as crianças mostram Phineas e Ferb, e apresentaram duas músicas com cantora japonesa Ai no mais recente álbum de Ai Ai A Última. Khan continua a executar para cativar audiências, tanto em sua terra natal, os Estados Unidos e no exterior.
Em 19 de maio de 2011, Khan foi dado o 2440 º Passeio da Fama de Hollywood placa estrela em uma seção de Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Sua família estava presente quando a cantora aceitou a honra, como foi Stevie Wonder, que tinha escrito o seu enorme sucesso "Tell Me Something Good".
Em 27 de setembro de 2011, o Rock & Roll Hall of Fame comitê anunciou que Khan e sua ex-banda de Rufus foram conjuntamente nomeado para a indução para o corredor. Foi primeira indicação do coletivo de 13 anos depois que eles foram os primeiros elegíveis. O grupo foi nomeado em parte devido à própria reputação Khan andares, incluindo sua carreira solo em conjunto com seus anos com Rufus.
Recentemente, Khan, sua canção regravada, Vida Super, sob o título "Vida Super: Kills medo, amor Cura", com Eric Benet, Kelly Price, e James Lucas em homenagem a Martin Trayvon, um adolescente que foi morto 26 de fevereiro. Uma série de celebridades também se juntaram na gravação, incluindo Loretta Devine, Terry Crews, Pigford Eva, e Kevin Frazier repórter.

Nome completo     Yvette Marie Stevens
Apelido     Rainha do Funk Soul
Nascimento     23 de março de 1953 (59 anos)
Local de nascimento     Chicago, Illinois,  Estados Unidos
Gêneros     funk, disco, jazz, balada, hip hop,pop e blues
Período em atividade     1970 - atualmente
Gravadora(s)     ABC (1972-1979)
MCA (1979-1980)
Warner Bros. (1978-1993)
Reprise (1993-1997)
NPG (1998-2000)
Burgundy (2005-atualmente)
Afiliações     Rufus (banda) Indira Khan
Página oficial     http://www.chakakhan.com/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

free counters